De 'gueto', a cozinha passa a ser uma área de estar...uma extensão aos demais ambientes, principalmente ao living e a varanda, que inclusive hoje, em sua homenagem, ganhou sobrenome: 'Varanda Gourmet'. Estações de trabalho literalmente, tornam-se Ilhas, bancadas, tudo amplo e aberto, formam palcos de performance gastronômicas, onde acomodados confortavelmente como num camarote, os convidados apreciam de perto o show entre uma taça e outra de um saboroso vinho, escolhido a dedo pelo 'Chef da vez'. Silenciosas, mas sem passar desapercebidas, estão as coifas, de design cada vez mais moderno, completam o cenário envolvente, que oferece um grande menu de degustação de sentidos e sentimentos, aguçando além de olfato e paladar, é claro, a sensação de aconchego e alegria, reunidos entre pessoas queridas.
E juntamente com o advento da Révolucion de La Cuisine, surge o HOMEM! Calma! Não estou questionando a Darwin ou a Deus (me livre!). Ele surge, NA COZINHA! Acabou essa coisa de lugar de mulher é na cozinha. Agora os dois têm espaço garantido e muito bem projetado inclusive, para cada um exibir a sua especialidade no assunto. Cada vez mais, homens têm procurado cursos de culinária básica, pratos especiais, comida japonesa e até um básico de sommelier.
Essa ampliação de horizontes entre homens e mulheres na cozinha, aliada a violência urbana cada vez mais frequente no dia-a-dia, contribuem para que "Lar Doce Lar", deixe de ser legendária expressão, para se tornar um estilo atual de vida (e requinte).
Arrojado, o projeto dos arquitetos Claudia Lorenzini e Murillo Vaccari trouxe inovação a esse espaço gourmet, criado para a mostra Polo Design Show em 2008. O uso de diversos elementos que combinam entre si garante que a cozinha seja prática sem perder em sofisticação e aconchego.(Revista DCasa)
O aspecto clean e natural planejado pela arquiteta Fernanda Marques se destaca neste espaço gourmet. A ausência de paredes entre os cômodos garante uma luminosidade abundante em todo o ambiente e a boa circulação de ar. Segundo a arquiteta, a bancada foi criada em forma de ilha e o cooktop instalado de frente para a área social para criar uma integração entre os convidados e quem cozinha. (Revista DCasa)