Antes e Depois da varanda gourmet |
A segunda parte do post sobre a varanda refere-se a área gourmet. De frente ao que compreende pia e churrasqueira, construi um grande balcão gourmet, com 3,50m de comprimento, reunindo as funções de balcão de refeições (h=110cm) e bancada de serviço (h=90cm), acomodando confortavelmente seis pessoas, e que inclui cooktop elétrico duas bocas, espaço para uma futura instalação de chopeira embutida (posteriormente publico aqui mais detalhes sobre ela), adega para vinhos e armários com equipamentos e acessórios.
O revestimento básico (tampos e frontões) optei pelo em Granito Preto São Gabriel, a base foi em alvenaria, com vigas inclusive para suportar o peso do granito. Os gabinetes fiz em marcenaria e o revestimento frontal do balcão, foi um achado da Keystone que dá seu showzinho a parte, formando um mosaico interessante de pedra e madeira. Ele é iluminado por uma fita de LED branca, dando uma leveza ainda maior na peça, a noite.
A iluminação do ambiente faz toda a diferença |
A varanda faz divisa com a cozinha, e tinha uma porta de acesso direto, que decidi fechar com essa parede de tijolos rústicos à vista, devido ao pouco espaço interno na cozinha (extremamente pequena, teve sua área útil ainda mais prejudicada por três portas existentes – uma de acesso para a lavanderia, outra para a sala e outra para a varanda). Assim resolvi este problema e dei mais unicidade também ao ambiente da varanda.
Num próximo post, trato melhor a respeito da cozinha, mas o fato é que uma das soluções foi fechar o acesso a varanda e transformar aquele pequeno nicho formado, um espaço para encaixar o meu fogão e coifa. Isso me deu área para uma boa bancada de trabalho internamente e gavetões de paneleiros. Já do lado da varanda, a parede criada tornou-se uma extensão da parede da churrasqueira com um pequeno recuo (15cm) que dá um certo movimento na estrutura, ao invés de “chapar” e ficar um grande paredão.
Para atenuar ainda mais, essa ‘nova’ parede foi revestida em tijolo aparente (ou ‘à vista’, como também é chamado), com o efeito de “demolição” - um dos acabamentos mais apreciados e utilizados, que dão o efeito de envelhecidos (após assentá-los, remove-se o excesso de massa e com uma esponja úmida espalha o resto do cimento, dando o efeito. No caso das construções antigas, após retirar o reboco, é só raspar a sua cobertura e deixá-los à vista).
Um ambiente de living em “L” e um espaço reservado para um pequeno jardim suspenso, complementarão as atividades nesta área. O envidraçamento da varanda garante tranqüilidade acústica e térmica em qualquer época do ano.
Detalhes da reforma: destaque para o mosaico em cerâmica no piso imitando tabeira de madeira |
Detalhes da reforma: destaque para o balcão gourmet como ponto focal da varanda |
Ainda está pendente finalizar a decoração, com as banquetas do balcão, o jardim, enfim, adequações que vou fazer com o tempo por enquanto. Tão logo complete o projeto, publico aqui para vocês!