Vocês já sabem que a blogueira aqui está de casa nova (na verdade um apê novo) e realizando a sua reforma, razão pela qual, há muito tento estar em dia com minhas postagens mas sem muito progresso...peço desculpas inclusive por isso!
Bem, e tem sido tantas aventuras entre cotações e execuções, que decidi dividir com vocês o {Diário da Obra} que começo oficialmente, hoje aqui no blog.
A idéia é acompanharem comigo, o andamento do princípio ao fim, compartilhando o projeto, execução, dicas e porque não, aprendizados! Afinal, uma coisa é no papel, a outra... vocês já sabem! Então, fiquem a vontade para me acompanhar nessa jornada, sugerir e questionar ok?! Vamos lá, mãos à obra!
{Diário da Obra} - Traçando o perfil, definindo o projeto
Concretizar a distribuição de um espaço desejado e imaginado apenas em mente é um sonho idealizado por todas as pessoas. Procurar um profissional que consiga traduzir a realidade subjetiva do cliente é cada vez mais comum, embora ainda assim essa decisão costume ser seguida de incertezas e dúvidas. Mas independente deste recurso, é importante saber que para se desenvolver um bom projeto, o começo de tudo deve ser a definição do que será o estilo da casa, e a partir dele, identificar o ‘chamariz’, a atração principal de todos os ambientes – isso é o que dará a personalidade ao lugar. Personificar conforme “a cara do dono”.
E para facilitar a nomeação da “menina dos olhos” do projeto, deve-se traçar o perfil, o estilo de vida dos moradores, freqüentadores daquele ambiente. Para identificar este perfil, é importante que se consiga o máximo de informações possíveis, pertinentes é claro, ao dia-a-dia dessas pessoas e que de alguma maneira, o projeto possa contribuir positivamente, agregando conforto, funcionalidade e segurança, a sua qualidade estética.
Na minha casa, traço o seguinte perfil: um casal, 33 e 35 anos, uma filhinha a nascer em abril, sem animais de estimação (por enquanto), uma empregada que trabalha diariamente, mas que não mora na casa. Sou formada em marketing, atualmente estudo design interior, atuo como freelancer em casa. Meu marido é formado em engenharia elétrica, trabalha como gerente de vendas e viaja bastante a trabalho, mas procura estar de volta as sextas. Gostamos de receber os amigos em casa, adoramos um drink para encerrar a semana. Ele tem como hobby cozinhar, cuidar de plantas, whisky e charutos, vídeo game e bricolagens em geral. Meu hobby seria decoração, escrever, desenhar, internet – estou sempre nos blogs e redes sociais, assistir a filmes, tomar um bom vinho e receber pessoas. Nossos familiares moram próximos, dispensando a necessidade de dormirem em casa.
Assim, a leitura do perfil acima, determina naturalmente que a área social seja o ‘ponto focal’ de todo o trabalho. Por isso trabalhei o projeto em cima da área de 'convivência' da casa, integrando as salas de jantar e home theater, a área de living e churrasqueira, estes já na própria varanda.
Projeto definido, agora é "mãos a obra"!