26 abril 2010

Mensagem subliminar - O design baseado na Gestalt



Minhas aulas de D.I. têm me proporcionado experiências marcantes. Uma das primeiras atividades, entitulada"Razão e Intuição", minha 'missão' era reproduzir a olho, o perfil de uma pessoa, exibida na apostila do curso.

Por ser destra, era necessário que começasse pelo lado esquerdo do canson A3 e em seguida, espelha-lo a direita do papel. Sem apoio de nenhum material, além de lápis e borracha, lá fui eu. Levei as exatas três horas de aula para concluir.

Percebi que me atinha a tão somente minha intuição, memorizando a figura na apostila por alguns segundos e reproduzindo de cabeça, ao invés de 'olho'. E como resultado: ora pequeno demais, ora grande demais, sem menor proporção. 

Com as dicas do professor para atingir um padrão mais adequado, improvisei uma unidade de medida ('tecos' da lapiseira) para chegar a melhor proporção possível, comparando lado a lado, parte por parte do desenho. Esse era o raciocínio básico a ser usado para o resultado ser atingido - era necessário acionar a razão para buscar a simetria. E ainda assim, me surpreendi algumas vezes, desconectando do 'tal-qual', arriscando intuitivamente os próximos tracejos, que óbvio, tornaram a se distorcer novamente.

Foi bem interessante. A atividade norteava a pratica exclusiva da percepção, para melhor analisar o desenho e enxerga-lo como um todo e não em partes como fazia. Gestalt pura!

Pesquisando na net sobre a teoria da Gestalt aplicada ao design, encontrei informações que reforçam o aprendizado:

"João Gomes Filho em seu livro Gestalt do Objeto: Sistema de leitura visual da forma (2004), afirma que são diversas as leis da Gestalt onde, segundo ele, foi criado o suporte sensível e racional que permite e favorece toda e qualquer articulação analítica e interpretativa da forma do objeto."

"Através dos estudos realizados e das teorias elaboradas na escola Gestalt, no início do século XX, referentes a teoria da psicologia das imagens, foi possível criar condições favoráveis para a racionalização na construção de projetos gráficos.Reforça-se a idéia que o todo, é mais que a soma das suas partes, existindo envolvimento psicológico.Compreender a construção de imagens é imprescindível para a elaboração e desenvolvimento de mensagens visuais, viabilizando a ampliação do acervo de soluções gráficas autoras de sentidos qualificados." (Wikipédia)

"Levando em conta a Psicologia da Gestalt, sua utilidade é analisar e “diagnosticar” as maneiras pelas quais percebemos o mundo em que vivemos. Os elementos que o compõem (vistos como um “todo”, como falado) e de que maneira isso influi na vida das pessoas.
Quer dizer, sabendo como é a “visão humana”, é possível fazer, o que quer que seja, levando-se em consideração determinadas práticas benéficas que agradam à percepção, que são mais benignas, diga-se dessa maneira. Por exemplo: fazendo um design levando-se em conta determinados princípios, é possível criar uma composição que agrada aos olhos e à percepção do cliente!
Quando alguém entra em um ambiente e pensa “Não gosto deste lugar, mas não sei explicar o motivo…”, na verdade sabe o que há de errado, sim; mas o sabe de forma inconsciente! Seu cérebro, num limiar que não é percebido naquele momento, “capta” que existem discrepâncias entre os elementos, que eles estão fora do lugar, que não se “ajeitam”…

O estudo de princípios básicos de Gestalt, aplicados ao design, podem oferecer a quem os usa a chance de compor melhores layouts e, conseqüentemente, agradar mais aos cliente dos projetos que desenvolve. As pessoas se sentirão confortáveis e viver naquele ambiente será um verdadeiro prazer!
Esse é o objetivo da teoria Gestalt aplicada ao desenvolvimento de designs. Saber disso é dar um passo rumo a trabalhos mais profissionais e consistentes e, mais importante, realizar projetos de maior qualidade, que agradam às pessoas para as quais estes são feitos!" (Tárcio Zemel, Web designer, www.desenvolvimentoparaweb.com)

É fundamental exercitar o desprendimento, através da conscientização dos velhos hábitos através da auto-observação; da inibição desses velhos hábitos e da experimentação de novos hábitos, de um uso mais equilibrado, auxiliada pelas direções propostas pela técnica.

3 comentários:

  1. Vanessa,
    Também sou designer em formação e achei interessante seu artigo sobre design baseado na Gestalt. Estou no primeiro período do curso e estou amando, vou ser sua seguidora e quem sabe poderemos dividir conhecimento?!?! Aguardo seu próximo post...

    ResponderExcluir
  2. Ola Juanita! Certamente teremos varias informacoes a compartilhar nessa empreitada! Estou voltando de viagem hoje e chegando abarrotada de informacoes, curiosidades e outras referencias sobre design interior aqui de Nova Iorque!
    Tao logo descanse um pouquinho, chegando ao Brasil, vou postando essas joinhas coletadas!
    Obrigada por estar por aqui!
    Grande abraco!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela referência! Realmente os estudos de Gestalt são imprescindíveis para os profissionais direta ou indiretamente ligados ao "visual".

    Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails