23 julho 2010

Extreme Makeover: História de vida através do design

Sou super fã do programa Extreme Makeover: Home Edition, que aqui no Brasil, é transmitido pelo canal LIV (antigo People and Arts). Salvo alguns 'overs' nos interiores da maioria das edições - típico da cultura local - o que mais me atrai no programa é o mote social como ponto de partida para o desenvolvimento de cada projeto. Cada programa que vai ao ar, traz histórias comoventes, de pessoas comuns. Ty Pennington líder da equipe, num pique invejável, juntamente com sua equipe de designers, reconstroem e decoram uma casa inteira em apenas 7 dias. E os projetos são 100% customizados a necessidade da familia da vez. Dentre os muitos casos, os que gosto de conferir são os que tem a acessibilidade como ponto crítico e a forma que criam para viabilizá-la em todos os cantos da casa.

Navegando pelo seu site Ty Pennington Style , encontrei um artigo em que Ty fala um pouco sobre as inspirações que busca para criar os ambientes. Ele se baseia em analogias entre elementos naturais e a mensagem que deseja imprimir no espaço, exprimindo o sentido literal da palavra personificação.

Inspire-se com a dedicação admirável desse designer apaixonado pelo que faz!


O QUE ME INSPIRA
Por Ty Pennington (tradução e adequação literária /gramatical - Vanessa Yurie):


Os ambientes que crio no programa Extreme Makeover: Home Edition são especialmente importantes para mim, porque destinam-se a pessoas incríveis. Parte do meu trabalho é contar suas histórias de vida através do design e por isso, estou sempre em busca de inspirações criativas. Às vezes, a inspiração pode vir de uma conversa. Às vezes, de uma fotografia, uma flor ou um objeto pessoal da família.

Seja qual for a fonte de inspiração, ela requer sua total atenção. Eu começo pela combinação das cores e texturas que tenham a ver com a pessoa que irá habitar aquele ambiente. Este processo me ajuda aguçar a minha percepção nos detalhes a meu redor, que podem transformar algo simples, em algo único e extraordinário. Espero que os exemplos a seguir os ajudem a abastecer a sua criatividade!

INSPIRAÇÃO: PÉTALAS DE CRISÂNTEMOS

Jenessa “Boey” Byers lutava contra um câncer quando a equipe do Extreme chegou a Corvallis, Oregon. A quimioterapia a fez perder os cabelos, então eu quis dar a ela um pouco da feminilidade de volta, projetando um quarto colorido e de estilo fashion. Escolhi o Crisântemo porque é uma flor que, como Boey, é incrivelmente resiliente. Boey se restabeleceu e fez da doença uma missão de ajudar a outras crianças com câncer. Infelizmente, Boey não resistiu tempos depois, mas certamente seu espirito permanece entre nós que tivemos a honra de conhecê-la.



INSPIRAÇÃO: FOLHAGENS


Abigail Gilliam amava fazer jardinagem com seu pai, David. Ele faleceu inesperadamente, por contaminação fúngica que havia dentro da própria casa da família. O tema jardinagem que usei em seu novo quarto, representa a ligação que Abigail tinha com seu pai. O ambiente foi projetado para lembrá-la que, mesmo não o tendo mais presente, ele estaria de algum lugar observando-a crescer, tal qual uma folhagem viva.



INSPIRAÇÃO: GERBERAS

A cozinha geralmente é o coração da casa. Mas na residência de Ryan e Karia Stockdale, a cozinha era uma prisão porque suas crianças sofrem de um raro distúrbio que as impedem de ingerir e digerir a maioria dos alimentos. Uma vez consumido o alimento incorreto, pode ser fatal. E por isso os Stockdales matinham geladeira e armários trancados. Meu plano era mudar a cozinha, de maneira que mativessem um ambiente seguro, mas em uma atmosfera de esperança. Escolhi a gerbera porque representa crescimento e renovação – o que desejamos as crianças dessa família.



INSPIRAÇÃO: BLOCOS DECORATIVOS

Sempre que uma padronagem me chama a atenção, eu tiro uma foto e matenho em meus arquivos. Depois, analiso cada detalhe no computador e às vezes, digitalizo e conjugo com uma outra imagem para criar um efeito interessante. Essa parede de blocos de concreto (cobogós) tinham linhas estreitas feitas de um rígido material e a repetição de sua padronagem, dava um efeito entrelaçado e delicado. Achei um pouco paradoxal. Bem, Sabrena Jones de Brandon, Mississippi, era um paradoxo também. Ela mobilizou centenas de voluntários na época do furacão Katrina, doando seu tempo, vestuários e alimentos a outras familias. Eu utilizei a padronagem de concreto para criar um papel de parede customizado para o quarto de Sabrena – algo forte, rígido, pode também ser extremamente delicado, quando se sabe olhar por entre as linhas.


Conheça mais inspirações de Ty através lá no seu site!

6 comentários:

  1. Vanessa,

    Quando vi o título lembrei do programa. De toda a equipe o que eu mais gosto é o Ty, ele parece ligado no 210w. Gostei de saber mais sobre ele, suas inspirações e um pouco de alguns projetos.

    Eu SEMPRE choro com as histórias contadas e com a reação da família com a casa nova e com a possibilidade de ter uma vida melhor.

    É um programa excelente!

    ResponderExcluir
  2. Nul ne sait comment fonctionne l'inspiration et il n'y a ni école d'inspiration ni d'école de talent et c'est tant mieux. Ce qui construit un être est tellement mystérieux qu'il vaut mieux en voir le résultat. Ce qui est certain c'est que de mettre son inspiration au service d' l'art et l'art au milieu d'une vie pour que l'homme soit plus heureux est certainement ce qui rend honorable ta profession. Participer au bonheur des gens est une chance pour toi et pour ceux qui en profitent
    Félicitations pour tes très belles réalisations de décoration d'intérieur.

    Roger

    ResponderExcluir
  3. Roger est exactement ce qu'il a écrit: Joignez-vous à la satisfaction des personnes est une excellente occasion de nous même. Et avoir un métier comme un moyen de satisfaire les autres est phénoménal. Nous devons tout d'abord l'amour pour ce que vous faites », un dévouement total et une volonté de mener à bien de grands projets.
    Merci pour votre commentaire à nouveau! Je suis très heureux de le voir ci-après le blog!
    Un gros câlin à vous!

    ResponderExcluir
  4. Van
    De vez em quando tem alguma coisa que é "usavel" na decor mesmo, a muito tempo que não assisto...
    bjoss

    ResponderExcluir
  5. adoro esse programa! as decorações que eles criam são realmente incíveis!

    beijoos

    ResponderExcluir
  6. Adoro esse programa. E sempre choro com as histórias...
    bj

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails