21 julho 2010

O que será morar bem em 2020?


Achei interessante o resultado da pesquisa que a Casa Cor realizou sobre o que será 'morar bem' em 2020. Olha só!

Uma pesquisa realizada no ano passado com os visitantes da CASA COR traçou o perfil do que seria o 'morar bem' daqui a dez anos. Entre as principais aspirações está a automatização de produtos e móveis, com a tecnologia a favor da funcionalidade. A praticidade é um dos itens primordiais para o futuro. Isso significa ter uma casa completa, compacta, de acordo com as necessidades do morador. A eliminação do supérfluo é uma vontade predominante, especialmente para os jovens.

Na lista de desejos para a próxima década estão também construções ecológicas, produtos com baixo consumo energético e a captação da energia solar como fonte de luz. Vidros e transparências facilitam o layout de uma casa sustentável. A natureza está presente, por meio de jardins internos e verticais.

Adequação térmica e acústica, com tecnologias novas, resinas, LCD, leads, sensores e películas compreendem ainda as facilidades previstas dentro de casa na próxima década.

A fácil circulação e a locomoção dos moradores se aliam à interatividade entre os moradores. Com isso, entra em cena o compartilhamento de espaços interligados. Banheiros com novas disposições e sub-ambientes emolduram a casa idealizada. Espaços ccriativos também são bem vindos, para facilitar o desenvolvimento de hobbies, estudos e artes. Home-offices não podem ser esquecidos, para que trabalhar em casa seja uma opção estruturada. Como item fundamental, a segurança. Por isso, condomínios verticais continuam sendo melhor lugar para morar bem...em 2020.

Para mim, morar bem, independente da época, é ter um espaço para o resgate de sí mesmo. Seja em uma confortável poltrona para ler um bom livro, de pernas ao ar nos embalos de uma rede na varanda, testando receitas na cozinha, enfim, ter um ou muitos lugares para entrar em sintonia com quem é de fato. Longe da agitação e do peso do dever da rotina. Morar bem, não deve ser sinônimo de aquisição meramente, mas de refúgio para o corpo e mente, simples assim.

E para você? Como será morar bem daqui 10 anos? Compartilhe sua opinião aqui com a gente!

Fonte: Revista Casa Cor 2010, Ano 3 - No.3, página 129.
Foto via Google.

5 comentários:

  1. Van
    Acho que o desejo de todos com consciencia é essa mesma da reportagem, pensar no planeta é pensar no proximo e em nós mesmos.
    Adoraria que pelo menos 50% das pessoas mudassem, imagina que maravilha?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi querida! otimo post! tb acho q morar bem é sinonimo de bem estar consigo! é ter um universo so da gente! mas tecnologicamente falando (rs) tb acho q materiais alternativos, espaços remodelados, eletronicos e outras facilidades irao tomar conta! beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!! Para mim, com certeza, morar bem daqui a 10 anos é morar com tecnologia e sustentabilidade juntas! Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Vanessa, adorei o post! Só o titulo já motiva a imaginar o futuro.
    Para mim já é uma realidade( faz já algum tempo que estamos nos organizando para uma vida mais simples mas não menos tecnológica),e no futuro quero continuar morando sem supérfluos, móveis bem escolhidos e essenciais, closets organizados, cozinha e home office bem equipados.
    Acho que hoje como no futuro, uma casa confortavel é aquela que te dá espaço e não te sobrecarrega com excesso de informações visuais, que te acolhe e que deixe o sol e a natureza entrar.Bjs.Sílvia.

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa!

    Adoro esse assunto,tanto que tenho um post sobre tendência do morar no meu blog.Nos designers temos que refletir o tempo todo sobre essas questões, para conseguirmos aliar futuro/passado/presente em nossas criações.

    Passa lá. Abç.
    http//adrianabaccari.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails