12 agosto 2010

Área de Serviço, Área Útil

Hoje falo sobre lavanderias residenciais. A famosa 'área de serviço' que em geral fica para segundo plano, seja em projeto, ou mesmo organização. Muitos não se atentam que tê-la funcional, sem 'gambiarras' ou soluções provisórias (que sabemos que sempre se tornam definitivas), é importante para a boa ordem de toda uma casa. Não digo ser necessário investir em 'grifes' para montá-lo, apenas atento seus olhos para este espaço cansado de ser 'quebra-galho'.
Então vamos lá, analisando... em uma lavanderia, é preciso priorizar a disposição dos móveis e utensílios para facilitar o trabalho diário e a circulação no ambiente. Ela não precisa ser obrigatoriamente grande ou pequena. Famílias maiores podem precisar de um local mais amplo que um casal sem filhos ou alguém que mora sozinho. Mas não necessariamente. O tamanho vai depender das características e dos costumes em cada lar. O importante é que o espaço seja otimizado e o local prático e funcional para o uso.
A dimensão da lavanderia sendo proporcional ao tamanho da família, da área da residência e também da estocagem de material que será feito nela, faz com que, em alguns casos, ela tenha uma redução do espaço, quando é pouco utilizada ou o tamanho está acima das necessidades da residência. Muitas pessoas compram apartamentos antigos e decidem reformá-los. Nesses imóveis a área de serviço geralmente é mais ampla que nos modernos. Então verifique suas reais necessidades, considerando o fluxo de serviço nessa área, em relação ao dia-a-dia da casa. Não adianta também, reduzi-la drasticamente, por querer priorizar um living, por exemplo. Ter um espaço para manter a higiene da casa - roupas de cama, mesa e banho - além das pessoais, são parte integrante da boa decoração,certo?!
Rotina de traballho
A disposição dos eletrodomésticos, móveis e outros utensílios na lavanderia deve levar em consideração o fluxo de serviço de lavagem da roupa, a dica é separar a área molhada (lavadora e tanque) da área seca (tábua de passar roupa). Próximo à máquina de lavar, de secar e do tanque é importante ter uma bancada para apoiar as roupas antes de pendurá-las. Se não tem espaço disponível, mesas dobráveis, dessas presas a parede, pode ser uma ótima solução. Cestos são saídas excelentes para facilitar, além de organizar a logística pré e pós lavagem e secagem. Separe cores claras, escuras e peças delicadas, e tenha um lugar para armazenar as peças limpas que aguardam serem passadas. Isso mantém o local sempre livre.
O ambiente deve ser bem ventilado, principalmente próximo aos varais. Atente para que estejam instalados de forma com que a ventilação passe livremente entre eles - é muito comum, instalarem chapados contra a janela, impedindo a circulação do ar e a secagem plena das roupas, causando mal cheiro nas peças.

É fundamental que a área de serviço também seja separada da cozinha, pelo menos por uma porta, para que as roupas também não fiquem com cheiro de fritura. Se for em uma casa, uma abertura externa trará ainda mais benefícios. Além de bem arejada é preciso que a lavanderia seja iluminada naturalmente. Mas a luz artificial, do tipo fluorescente, também é importante. As luminárias devem ser colocadas no sentido paralelo ao de trabalho, para não criar sombras. Cuidado para que os varais não fiquem embaixo deles, pois prejudica a iluminação e pode esquentar a roupa.

Quanto aos produtos, organize conforme a sua frequência de uso. O que utiliza geralmente, separe uma prateleira de fácil acesso para guardá-lo. O restante, armazene em espaços mais altos, que não ocupe o lugar do dia-a-dia.

Na parte de passar roupas, um cabideiro é uma 'mão-na-roda' para apoiar peças que amarrotam fácil. Minha empregada sempre diz que tábuas embutidas não são funcionais na operação, porque impede o manejo do ferro dependendo da peça passada. A velha e tradicional tábua de montar ainda é a melhor pedida (até porque para quem é destro ou canhoto, o seu posicionamento costuma ser diferente para cada um).

A palavra de ordem da área de serviço é ser conveniente, funcional, otimizado, enfim, a seu favor exclusivamente. Invente, planeje, organize! Descubra formas para fazer dele seu aliado e por que não, uma área prazeirosa? Gosto de chamar esse ambiente como uma necessáire... =)








 Toques extras:
  • Aproveite para armazenar itens de bricolage - ferramentaria básica, papéis de presente, fitilhos...
  • Itens do seu bichinho de estimação também são muito bem vindos no local. Guarde a ração, roupinhas, coleiras, tudo no seu devido lugar.
  • Se pretende comprar uma nova (ou sua primeira) máquina de lavar, já preocupe-se com o espaço. Saiba como escolhê-la no blog Bicha Fêmea
  • Preencha suas prateleiras com acessórios organizadores - cestos, space bags (ótimos otimizadores de espaço) e outros tipos de aramados - eles tornam seu móvel ainda mais funcional e dão um charme. A Espaço Home tem ótimas opções e loja virtual para nossa comodidade.
  • No site Clique Arquitetura você encontra um ótimo detalhamento sobre tipos de materiais e dimensões adequadas para melhor otimizar o espaço. Confiram clicando no link.
Fonte e imagens Google

3 comentários:

  1. hello queriiidaaa!!! tudo?!!! oootimas dicas! acho q a organizaçao começa pela area de serviço!! para facilitar o dia a dia, para agilizar os serviços! otimas dicas!!!

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Vanessa
    Muito bom o seu post e super explicativo!
    Hj em dia as pessoas tem cada vez menos espaço para a área de serviço, portanto é preciso otimizar. (falo isso porque trabalho em uma construtora de popular... e é minúsculo!)
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  3. Uau, tô emocionada!!! ADOREI. Obrigada pela divulgação da loja.
    Adorei as dicas tb. E a filosofia é: organizar não é arrumar, pois quando vc arruma nem sempre pensa na praticidade e funcionabilidade da coisa, portanto, a tendência é ir bagunçando tudo de novo ao longo do tempo. Mas qdo se ORGANIZA, além de arrumar você facilita a vida tendo as coisas sempre à mão de uma maneira prática.
    Obrigada Vanessa...
    Grande Beijo

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails