03 setembro 2010

Revestimentos: Acerte na Escolha

Detalhar os materiais de acabamento não é fácil, porque além do conhecimento técnico necessário, é preciso avaliar tendências e a sua relação de custo x benefício.

O revestimento é um dos elementos que personaliza sua construção. Por isso, muita atenção antes de escolher pisos e azulejos, que representam em média de 2 a 3% do valor total da sua obra. Para escolher o revestimento ideal para cada ambiente, em meio a tantas opções no mercado, a dica é escolhe-lo conforme seu material, cor e textura, refletindo sobre a função de cada espaço.

Por exemplo, para sala, cozinha e quarto, o ideal é utilizar revestimentos que combinem com as tonalidades amadeiradas dos mobiliários. Daí a regrinha básica de se você decidir por um material escuro, o ambiente parecerá menor, o claro ampliará esse ambiente. Nos banheiros e cozinhas é aconselhável colocar materiais que mostrem uma característica de higiene, assepsia. Não necessariamente o branco nú e crú, mas é preciso cuidado na escolha de materiais escuros, pois encobrem a sujeira e pode passar batido na limpeza do local. 

Áreas molhadas (banheiros, cozinhas e lavanderias) pedem materiais resistentes à água e gordura, e que sejam de fácil manutenção. Áreas externas pedem materiais resistentes à sol e chuva , por exemplo os cimentícios e as pedras.

Ainda com dúvidas? Veja abaixo as características de cada um dos materiais, comumente utilizados para revestir.

- Cerâmicas: são peças feitas de argila moldadas em placas, revestidas de esmalte e queimadas a altíssimas temperaturas (aproximadamente 1110°C). Podem ser usadas em toda a casa.

A manutenção é simples - água e sabão neutro para o dia a dia. O acabamento não requer verniz nem precisa de cera para ficar brilhante. A desvantagem é que é um piso frio e por isso traz uma sensação térmica desconfortável no inverno, quando usado dentro de casa.

Super retrô: você pode inventar com cerâmicas básicas
Embora o piso seja preto, o branco prevalece a sensação de limpeza.
- Porcelanatos: são um tipo de cerâmica. De tão prensada, a placa fica quase isenta de poros e absorve menos água, o que aumenta sua resistência mecânica. A desvantagem, além da sensação térmica desfavorável no inverno, é que se for esmaltado, o revestimento fica mais suscetível a riscos e manchas. Para evitar manchas, a dica é removê-las imediatamente.

Notem a configuração da peça em formato e assentamento: amplitude. (Porcelanato Portobello)
Esse lavatorio foi revestido em porcelanato polido chocolate, que com o toque em azul trouxe o ar vintage!
O revestimento cerâmico é caracterizado pelo índice PEI (Porcelain Enamel Institute). O “PEI” varia de um a cinco. Quanto maior o número, mais resistente e adequado às áreas de maior circulação.

0 - utilizar somente em paredes;

1 - resistência leve/ utilizar em banheiros e dormitórios residenciais;

2 - média resistência/ utilizar em interiores residenciais de menor tráfego;

3 - média resistência/ utilizar em lojas e corredores interno;

4 - resistência intensa/ utilizar em lojas, bancos, escolas e hospitais;

5 - resistência super intensa/ utilizar em ambientes públicos, de tráfego intenso como rodoviárias.

As peças de grandes dimensões (no mínimo 40x40cm) estão em alta. Além de bonitas e sofisticadas, necessitam de menores áreas de rejunte, ou seja, menos sujeira acumulada. Opte pela paginação (colocação das peças) na horizontal.

- Pastilhas: são também um tipo de cerâmica. Os tamanhos variam de 2 x 2 a 12 x 12 cm. É recomendável que a instalação seja feita por profissionais especializados. São laváveis com água e sabão, mas determinadas escovas e buchas devem ser evitadas porque podem provocar riscos.

A vantagem, além da alta resistência, é que as pastilhas estão sempre na moda.

É possível escolher pastilhas que já venham com um jogo mosaico interessante como este.
Tropicália Décor: Pastilhas de côco!
- Lajotas e Ardósias: ambas são pisos de pedra natural, possuem superfícies porosas e devem ser impermeabilizadas. São muito duráveis e necessitam de pouca manutenção (limpeza com água e sabão e aplicação semanal de cera líquida). O piso de ardósia fica escorregadio quando molhado e esquenta se exposto ao sol.
Reinvente: parede revestida em ardósia
- Pedras, Mármores e Granitos: as pedras são mais indicadas para as áreas externas. As mais utilizadas são as pedras mineiras São Tomé e Goiás. Os mármores e granitos são bonitos, sofisticados e resistentes. O granito é bem mais duro, resistente e menos poroso do que o mármore, que risca. A utilização de mármore em áreas de tráfego intenso deve ser evitada, pois desgasta-se mais facilmente. Outro ambiente a ser evitado é a cozinha - por ser poroso, absorve gordura. O mármore é mais indicado que o granito para revestimento de paredes internas porque é mais leve.

A manutenção é muito simples, basta passar um pano umedecido com detergente neutro diluído em água. A desvantagem, assim como nos pisos cerâmicos, está na sensação térmica desconfortável no período mais frio, quando utilizados dentro de casa.

A imponência do mármore
Piso em Granito Verde Pantanal
- Assoalhos de madeira: as madeiras mais utilizadas são o Ipê, Jatobá, Maçaranduba e o Cumaru. As grandes vantagens dos assoalhos de madeira são o conforto térmico e a durabilidade que eles oferecem. A umidade é o fator decisivo para a escolha deste tipo de material, pois ela tende a deformar a madeira, por isso o piso não pode ser lavado. A manutenção é realizada apenas com vassoura de pêlo ou aspirador. Também é necessário evitar a exposição direta e intensa de raios solares sobre o piso, evitando deformações nas peças.

Super estiloso e nunca sai de moda
- Tacos: são feitos de placas de madeira nativa em tamanhos variados. Existem cinco tipos de paginação: dama, paralelo, espinha-de-peixe, escama-de-peixe, e convencional.

Taco Palito: ecologicamente correto (100% de reaproveitamento da madeira)
- Parquets: são compostos de quatro peças unidas, formando placas de 24 x 24 cm ou 48,20 x 48,20 cm. Sua espessura pode variar de 8 mm a 1 cm.

- Carpetes de madeira: são feitos de lâminas de madeira compensada natural que recebem acabamento de verniz. Possuem instalação rápida e manutenção simples.

Pronto. Agora que você já sabe as principais características dos materiais mais usualmente empregados, é necessário pensar na harmonização dos ambientes. A sugestão é seguir com o piso da sala pelos corredores e só mudar nos quartos. Em áreas integradas, por exemplo cozinha e sala de jantar, o ideal é manter o mesmo revestimento nos dois ambientes.

Caso o piso de um dos ambientes seja de madeira é aconselhável que um revestimento mais resistente, por exemplo pastilhas plásticas, seja inserido nas áreas próximas à pia, geladeira e fogão. Evite transições bruscas entre os revestimentos. Procure padronizar as nuances de claro ou escuro e procure manter o mesmo material ou a mesma cor no piso e na parede. Não se esqueça, quando o profissional for revestir as paredes ele deve começar pelo lado oposto à porta, da esquerda para a direita.

Mesmo com todas as informações e dicas acima não se assuste se ao chegar na loja você se sentir completamente perdido. É que a grande quantidade de opções oferecidas, tanto em relação à necessidade, quanto ao valor que se quer investir, é enorme e por isso mesmo a escolha do revestimento deve ser bem estudada, preferencialmente com a ajuda de um profissional especializado para auxiliá-lo.

Em meu apartamento, estou ainda fechando cada revestimento mas já posso adiantar que será em toda a área interna inclusive lavabo (exceto banheiros, cozinha e lavanderia), taco palito Cumaru, sendo o rodapé alto, em madeira branca. Na varanda gourmet, estou ainda estudando mas, de certo será nivelado ao piso do living para dar a noção de continuidade com o restande do apartamento. Estou fortemente tendendo a pedra mineira em placas de 60x60cm. Minha grande preocupação (que é pessoal mesmo essa questão) é o conforto térmico, pois o apartamento fica no 18o. andar e a tendência a ser ultra ventilado e frio portanto, é grande.

Bem, então boa sorte e mãos a obra!

3 comentários:

  1. Ola querida!! a parte de revestimentos, é uma das mais delicadas da obra! pois ela mostra todo o acabamento e qualidade dela! Pior é q muitas vezes quando chegamos na parte dos acabamentos, estamos descapitalizados e escolhemos o "melhor precinho" ai todo o cuidado q tivemos no decorrer da obra...ja era!! minha dica é... espere e faça a parte de revestimentos com calma!!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Vanessa.Post super completo detalhado e com ótimas fotos para ilustrar.
    Gostaria inclusive de postar parte dele no meu blog.Posso?Com creditos para voce é claro!
    Um abraço é parabens pela novidade.(gravidez)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Super completo teu blog, adorei. Pra mim que trabalho com móveis planejados, é super importante saber de dicas como essas. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails