11 outubro 2010

{Curta!} Chaise Lounge | Espreguice e Namore!

Não é exagero dizer que, na história da Chaise Lounge, popularmente também conhecida como "Espreguiçadeiras ou Namoradeiras", você encontra a história do mundo. A Chaise Lounge incorpora uma grande variedade de estilos - do Renascentismo Francês ao Art Deco, do Vitoriano ao Modernismo - e também uma grande variedade de materiais - do alumínio ao vime, da seda ao couro. Preparem-se para se envolver pela imponente e sensual trama desse mobiliário encantador.{Curta!}




"Chaise Lounges" é na verdade uma americanização do francês "chaise longue" (pronunciada shayz longa), o que significa, literalmente, "cadeira longa." A Chaise Lounge surgiu pela primeira vez no século XVI, quando bancos e tamboretes eram usuais, e as cadeiras foram reservadas para autoridades, demonstrando liderança.



A partir de um início de história bem modesto, as Chaises evoluiram e se tornaram um ícone de luxo e extravagância, e se consolidou no século XX. Em estilo rococó, ornamentado em design, franjas e almofadados, estabeleceu-se nobremente nos grandes halls das mansões em 1800.

Na década de 1930, a Chaise Lounge chegou a ser diretamente associado com o glamour de Hollywood. Estrelas da época como Greta Garbo e Marilyn Monroe, envoltas a 'si mesmas', desfrutavam do deleite da chaise para sessões de fotos.

Paralelo a isso, o mobiliário em estilo vitoriano se tornou um ícone da psicanálise freudiana, onde os profissionais de todo o mundo reclinavam pacientes para análises.O famoso Divã.


(Réplica do famoso divã do consultório de Freud)

Na década de 1920, a chaise caiu no centro da discussão sobre a sociedade e a vida moderna. Arquitetos como Le Corbusier, criador da Chaise 'Le Corbusier', peça vivíssima até hoje em muitos ambientes,  enxergou a chaise como uma peça top - funcional em interiores e exteriores, adequado para qualquer sala, e de fácil de produção em série. Corbusier escreveu certa vez: "Eu imaginei aquele vaqueiro no Velho Oeste, fumando seu cachimbo, de pernas para o ar, em frente a lareira. Esta é a verdadeira máquina para descansar."



Fotos Google



10 comentários:

  1. Van
    Eu acho um charme... mas aqui em casa não cabe!
    Na casa da minha sogra tem uma marquesa imensa, atrás de um sofá... mas a sala do ape dela é praticamente o meu ape inteiro! kkkk!
    Beijos
    lelê
    PS> to esperando uma confirmação de uma leitora para divulgar, ai te mando um email, mas queria te convidar para escrever um post "combinado".... depois te escrevo!

    ResponderExcluir
  2. Van
    No verão que chega essa dentro da banheira vai ser tuuuuudo de bom!
    Otimas imagens.
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Chaise lounge é puro charme, que nem o seu blog.

    DECORI

    Visite-nos também!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Vim aqui te convidar para conhecer o blog da Elitize, adesivos decorativos, espero que goste! Passe lá, estamos com sorteio!
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Uma mais linda que a outra Vanessa, mas eu ficaria com essa preta e madeira prateada.
    Um show!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. oi vanessa! adorei as dicas, vários tipos de chaises e um mais lindo que o outro! nesse domingo vou postar uma chaise bem legal da loja, vale a pena conferir! parabéns pelo post, super criativo!

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Ola vanessa, como esta?
    adorei as peças, parabéns pelo post e pelo blog!

    obrigado pela visita! aparaeça sempre!
    tbm adorei a energia do seu espaço virtual rs

    depois procura na tag arlindo alves e ve um projeto meu de uma chaise... ;)

    bjos linda e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  8. muito belo seu blog...belas postagens....boa semana....t mas...td de bom.

    ResponderExcluir
  9. Vanessa, sou louca por uma...estou até pensando em adaptar uma base de cama box de solteiro que não vou precisar mais e eu mesma tentar anexá-la ao meu sofá, que também pretendo reformar...rssss....pretensão pura!!!!kkkkkkkkkkk!!
    bjk

    ResponderExcluir
  10. oi queriiiiida(s) eu adoro cadeiras... obvio q as chaises se encaixam tb! eu fico com as classicas e com as de design reconhecidos!...vale lembrar que elas devem ser o centro das atenções do ambiente em q estao...ficam divinas!!!!!


    bjokas pra vcs!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails