09 abril 2011

Mármore ou Granito? | Escolha sua 'pedra preciosa'

Antes de escolher entre o mármore ou granito, é preciso saber as características, aplicações e usos indicados para cada um. É possível diferenciar um tipo de mármore ou granito de outro pela sua cor e desenhos das nuances. No entanto, cada tipo possui características específicas: um mármore pode ser mais poroso que outro, por exemplo.

O mármore é composto por um mineral e por calcita. Já o granito é formado por três minerais (a mica, feldspato e quartzo). Na prática, isso significa que o granito é bem mais duro, resistente e menos poroso do que o mármore, que risca com mais facilidade. No mercado, existem disponíveis mármores e granitos nacionais ou importados. Um dos fatores que influi na oferta e preço desses diversos tipos é sua raridade: quanto mais raro, mais caro.

O Brasil possui muitas jazidas de granito e está entre os grandes exportadores de granito do mundo, mas sua produção de mármores ainda é pequena. Por isso, o produto importado também ocupa espaço no mercado brasileiro.

Para diferenciar o Mármore do Granito: Risque com uma faca ou canivete (uma peça de metal) a superfície do material, de preferência em uma parte que não fique visível. O mármore ficará marcado e o granito, em menor proporção devido à sua dureza. Outra diferença é o próprio visual: o granito é mais mesclado, enquanto a coloração do mármore é mais uniforme.

Ambos possuem alta qualidade, o importante é saber quais as aplicações mais indicadas para um e para o outro. Aplicações: como escolher? O mármore deve ser utilizado preferencialmente em ambientes internos. Isto, porque o material sofre com a ação do tempo (possui sensibilidade à chuva ácida) e da poluição.

Também deve ser evitada a utilização de mármore em áreas de tráfego intenso, pois desgasta-se mais facilmente. Outro ambiente a ser evitado é a cozinha: por ser poroso, absorve gordura. Além do mais, não tendo resistência contra ácido, pode adquirir manchas e perda de brilho com produtos como vinagre, limão ou materiais de limpeza pesados.

O mármore é mais indicado que o granito para revestimento de paredes internas, porque é mais leve. Ambos são indicados para piso interno, no entanto é preciso o cuidado de impermeabilizar o contrapiso, no caso de aplicação em andar térreo. Além do mais, é recomendável utilizar cimento branco nos mais sensíveis, como granito claros e mármores, para não correr risco de alterar sua cor.

Neste caso, evite os mármores mais porosos, que correm o risco de manchar-se com a umidade, apesar da impermeabilização. Se ainda tiver dúvidas quanto às suas aplicações, lembre-se que o mármore é menos resistente à riscos, mais macio e poroso. O granito, mais pesado e mais resistente.

Cuidados a serem tomados: Qualquer peça de mármore ou granito requer apenas pano úmido. Se necessitar utilizar detergente, escolha sempre o neutro incolor. Nunca utilize produtos como água sanitária ou produtos ácidos ou corrosivos. No caso do mármore, é preciso, ainda, tomar muito cuidado com líquidos: café, refrigerantes, produtos oleosos, etc.

Como são porosos, tendem a absorver líquidos. A dica é limpar o local imediatamente, utilizando apenas água e detergente neutro incolor. Tome cuidado, também, ao utilizar o granito polido: em pisos externos, torna-se escorregadio, porém, existem alternativas como o granito apicoado ou flameado que ficam antiderrapantes. Por outro lado, é uma excelente opção para a bancada da cozinha, por ser bastante higiênico. Fonte: http://www.lestemarmores.com.br

Eu pessoalmente sou bem adepta ao granito, mais que o mármore, exatamente por uma de suas características marcantes como durabilidade e facilidade na limpeza. Devido a menor porosidade em relação ao mármore, o acúmulo de sujeira é menor fazendo com que a limpeza dure, prolongando o aspecto da boa aparência. Só tome cuidado com as pigmentações muito escuras que podem acabar deixando seu ambiente pesado, principalmente em banheiros. Já para as tonalidades claras o cuidado deve estar na argamassa, que deve ser usada na cor branca para que as peças de granito não fiquem tingidas.

Encontrei pela internet um catálogo bem completo de mármore e granito para que conheçam a grande variedade existente no mercado. Confira no link: http://www.predisa.com.br/ 

Algumas inspirações sobre como podemos aplicar essas pedras "preciosas" e deixar como jóia o seu ambiente:


 Fotos: Google

9 comentários:

  1. Ótimo post!
    Não tinha me atentado ainda para as diferenças entre os dois.
    Obrigada por compartilhar!
    :*
    ____
    http://extensaosaladeartes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Juliana bom dia! Que bom que gostou do post! A idéia aqui do blog é ir compartilhando informações uteis aos leitores sempre! Quando tiver alguma dúvida, não hesite em me perguntar! Grande beijo e otima semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vanessa!

    Vim te convidar pra participar do sorteio deste mês de abril no BlogArte em parceria com A Lojinha 123: Um kit fofo pra sua cozinha ou pra presentear no dia das mães!!!

    Passa lá pra participar!
    Beijins,
    Andrea

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana teu blog, parabéns... Sucesso, sempre!

    Márley

    ResponderExcluir
  5. Ei Vanessa,

    Passei para conhecer seu blog e te parabenizar por fazer parte dos 10 Blogs da semana passada do TUDO É DIMAIS da Ana Cavalcanti!!!!

    Fiquei super feliz com essa surpresa pois essa semana meu blog estava na lista dos 10 nomes também!!!! Ebaaaaaaaaaaaaaaaa =)

    Aproveito para te convidar a fazer uma visitinha no meu blog
    http://orgyousolucoes.blogspot.com
    Personal Organizer by andréa alvarenga

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. bem legal a dica !
    adorei o blog e já estou por aqui !
    bjus, marina

    www.blogdamarinatorres.com

    ResponderExcluir
  7. adoorei seu blog, sempre cheio de detalhes e novidades *-*
    beijos,mandy.

    ResponderExcluir
  8. Estou visitando o site pela primeira vez e gostei bastante !

    Já adicionei o site nos favoritos para estar acompanhando sempre as novidades !

    Parabéns e Sucesso !
    www.okamix.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei as fotos de inspiração. O mármore nero é maravilhoso, já vi pessoalmente e adorei!

    Beijos.
    Gi.
    http://gbazani.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails