15 setembro 2011

{Diário da Obra} Varanda Gourmet - Parte 1

O Piso:
Diferente do que havia projetado previamente, decidi não mais elevar o piso ao nível do da sala, avançando o mesmo piso interno para a varanda. Por recomendação até mesmo do fornecedor do taco palito que escolhi internamente, a incidência maior de líquidos derramados na área de churrasqueira, não havia como garantir a durabilidade do material. Preferi não arriscar e foi ótimo!Isso é importante: é preciso sensatez para tomar decisões mais funcionais, não tão somente estéticas. Ficaria lindo prolongar o taco para a área da varanda, nivelando todo o seu perímetro, sem dúvida, mas a que preço futuramente, certo? Cheguei a pesquisar o deck como alternativa, mas o preço foi exorbitante!

Então, na área da varanda, troquei o piso existente (era uma cerâmica rústica de 30x30cm) pelo Porcellanato rústico ou acetinado (cor cinza claro) de placas de 60x60cm uniformizando melhor a área – quanto maior a placa menos linhas de rejunte. Acho mais elegante e é claro, a ampla área me permite a escolha por placas maiores – em áreas pequenas não é aconselhado, para esses casos, o ideal seria no máximo placas de 45x45cm.

Para complementar o charme na paginação do piso, filetes em cerâmica imitando madeira de deck, formaram uma espécie de tabeira de 30cm de largura, que contorna toda a extensão da varanda. (Tabeira é o nome que se dá a uma série de tábuas ou granito  que contorna as paredes, formando a moldura que guarnece os piso, assoalhos ou forros.)

Optei por assentamento do piso em ‘junta seca’ - um sistema que consiste na utilização de placas cerâmicas em pisos e paredes sem juntas de assentamento, ou seja, as placas são encostadas umas as outras com um espaçamento quase imperceptível, proporcionando mais beleza ao ambiente. Porém, mesmo assentando sem juntas, há a necessidade de rejuntarmos com rejunte epóxi ou junta fina para Porcellanato, especificando um rejunte na cor da decoração do material adquirido, para dar ao ambiente o efeito de uma placa única. É fundamental que os pisos e revestimentos em junta seca, sejam produtos ditos ‘retificados’ (basta solicitar ao vendedor), que são placas cerâmicas que após a queima, passam entre rebolos diamantados que garantem dimensões finais precisas, permitindo o total alinhamento durante o assentamento – você notará que o acabamentos das placas são bem retas e não “abaloadas” como de costume.

Rejunte em junta seca e mosaico em cerâmica para efeito tabeira


Paginação do piso: "Antes (esquerda) e Depois"

Um comentário:

  1. adorei o seu blog ,deve continuar pois leva muito jeito(tanto para blogueira qto para decoração)
    beijos
    eline (cunhada do miguel)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails