29 agosto 2010

Selo-Prêmio Sunshine Award



"Selos" são homenagens prestadas na blogosfera, como reconhecimento ao bom conteúdo publicado pela internet. Eu me sinto lisonjeadíssima por receber mais dois selos hoje, um da Deise Soares, do blog Arquitetando Idéias (quem inclusive foi quem me presenteou com o primeiro selo!) e outro da  Silvia Terbeck, do blog Arquitetura do Imóvel, duas queridissimas e grandes incentivadoras deste blog aqui, aliás. 

Eu as agradeço imensamente pelo carinho e incentivo de sempre! E agradeço também a vocês leitores e colaboradores do 'Entre Esboços'. Talvez não saibam a proporção da importância de tê-los comigo aqui! Lendo, seguindo, comentando. Isso faz do blogueiro, um orgulho só! Obrigada de coração!

Bem e desta  vez, vem de uma forma ainda mais especial: recebi o selo Prêmio Sunshine Award que destina-se a homenagear, premiar e reconhecer o trabalho de milhares mantenedores de sites e blogs em todo o Brasil.

E quem recebe esse selo deve seguir umas regrinhas para que a Sunshine Award possa conhecer, avaliar e premiar outros blogs. (Aham! O lance é profissional mesmo!)

As regrinhas:

1- Criar um artigo sobre o prêmio

2- Criar um link do blog que o indicou

3- Indicar outros 12 blogs para a Sunshine Award

4- Informar aos indicados sobre o prêmio deixando um comentário em seu blog e/ou twitter.

E os blogs indicados para a seleta lista dos 'doze Sunshines' são:

01. Arquitetando Idéias - Deise Soares
02. Arqteturas - Ana Carla
03. Arquitetura do Imóvel - Silvia Terbeck
04. Casa de Catarina - Leticia
05. Bicha Fêmea - Lidiane Vasconcelos
06. Espaço Home
07. Obra Vip
08. Luxo Simples - Ana Ligia
09. Lorena Arquiteta
10. Verde Jardim - Tatiana Sancinetti
11. Lost In Japan - Alexandre Mauj
12. Fernanda Reali

"Reconheça o trabalho do blogueiro de verdade. Envie selos!"

27 agosto 2010

Vistoria do Imóvel | Dicas e Checklist

Poucos sabem que estou em vias de receber as chaves do meu novo apartamento, depois de quase três anos de espera!

As vantagens em se comprar um empreendimento na planta (antes mesmo de começarem as obras) são muitas, a maior delas é ter o fluxo de caixa mais tranquilo no decorrer da obra e a valorização do imóvel após a sua conclusão - em média 20%! Já a desvantagem é que pessoas inquietas - como eu! - enlouquecem com a espera! Imaginem que tão logo fechamos o negócio, tratei de assinar revistas de decoração para desde então, garimpar idéias...agora, façam idéia do arsenal que de 'idéias' que coleciono aqui comigo...


Bom, e já que o blog aqui, trata de decoração e arquitetura, nada mais adequado que dividir com vocês, informações bacanas sobre o que encontro e re-encontro durante a minha jornada até a entrada no meu apartamento, prontinho para morar! Isso vai envolver escolher os pisos, revestimentos, móveis, muitas coisas. Quero ir publicando o que for me chamando a atenção para compartilhar aqui.

E se tiverem dúvidas sobre alguma coisa, se quiserem incluir algum item na minha listinha de garimpos e cotações, fiquem a vontade! Enviem através do comentário aqui no post ou mesmo pelo email do Entre Esboços. Terei o maior prazer ajudar!



Vistoria do Imóvel | Dicas e Checklist

O dia da vistoria do apartamento é um momento muito especial: seu novo imóvel está pronto! É hora portanto, de fazer a vistoria oficial na sua unidade, o primeiro passo para que possa iniciar o processo de recebimento das chaves. Durante a vistoria, um profissional te acompanha para esclarecer as dúvidas que surgirem. Então, use-o e abuse-o! Não saia de lá com nenhuma dúvida ok?!



Esse dia é muito importante para que possamos averiguar todos os principais pontos do imóvel e assegurar que não teremos dores de cabeça, depois de entregue. Qualquer irregularidade, em não-conformidade com o memorial descritivo (ah! não deixe de levar uma cópia), deve ser relatado imediatamente. A construtora tem até noventa dias para resolver a questão.

Nesse dia, o interessante seria estar com um arquiteto ou engenheiro civil para auxiliar a verificar o que é fundamental, mas se não for possível, confira esse link bacana que encontrei >> Dicas e Checklist na Vistoria . Uma das informações mais interessantes nesse vídeo, que não tinha me ocorrido ainda, é o teste dos ralos. Leve uma garrafa pet para encher de água lá no local e jogar nos ralos para testar o escoamento de cada um.

Leve também, caderno de notas, máquina fotográfica, trena, nível (isso será perfeito para tirar dúvidas em contra-pisos 'suspeitos'), a planta do apartamento e o memorial descritivo.

No meu caso, além de tudo isso, ainda levarei o pedreiro (porque terei algumas pequenas reformas a serem feitas) e o marceneiro. Essas são as duas das etapas primordiais da minha corrida, e poder levá-los comigo no dia da vistoria será perfeito para o bom andamento do cronograma. Principalmente a marcenaria, pois em média, levam 45 dias úteis para entrega e instalação. As outras etapas primordiais seriam o piso da área interna (já escolhido: Taco Palito Cumaru), área externa (lá na varanda, ainda em estudo), gesso (em cotação), elétrica (projeto em desenvolvimento) e pintura (cor já escolhida: paredes Suvinil B164 e teto Branco Gelo).

A minha vistoria estava prevista, a priori, para esta semana... infelizmente não recebi ainda o aviso de agendamento. Espero que ainda na próxima semana já tenha uma data exata! Dedos cruzados pessoal!

Aproveitando, essa é a razão pela qual estou um pouco em débito aqui no blog e lá no Twitter também. Peço um tantinho da compreensão de vocês nesse período turbulento, que prometo ser retomado a todo o vapor na medida do possível, ok?! Obrigada por continuarem comigo!

23 agosto 2010

{ Curta! } Um Toque Framboesa

A partir de hoje, e por inspiração dos blogs que sigo, vou publicar achados rápidos como acervo para referências. Seja em cores, texturas ou materiais. Serão as 'rapidinhas' em decoração, para enriquecer ainda mais o conteúdo aqui do 'Entre Esboços'. Espero que "curtam o {Curta!}

{Curta!} Um Toque Framboesa
 
Algumas cores só precisam ser usadas em pequenos detalhes, para se tornarem uma grande obra de arte, uma expressão em forma. E a cor framboesa é definitivamente uma delas. Marcante, glamurosa e cheia de energia.
 






Fonte - Delightful by Design
Fotos - Google e Delightful by Design

19 agosto 2010

Casa Japonesa: Um Encanto de Canto

O Japão, conhecido por sua capacidade inventiva em tecnologias de ponta e design, mostra que é extensivo também para o setor construtivo e de interiores. Desprovido de condições físicas para um crescimento urbano lateral, é característico do país, se deparar com impressionantes arranhacéus em mega construções de pontes e prédios, como uma compensação física: 'já que não se cresce pros lados, é pra cima então.'

Esta é uma casa japonesa constituída por dois pisos ligados por escadas, que funcionalmente dividem todos os níveis da casa. A casa japonesa localizada em Showa-cho, na cidade de Osaka, é projeto do arquiteto japonês Shintaro Fujiwara. A proposta é criar uma atmosfera diferente separando cada andar, mantendo a visão frontal e traseira da casa - perfeito para iluminação natural da casa e assim, a economia sensível de gastos com luz elétrica. O estreito espaço disponível passa a idéia de um 'olhar pela fenda' entre os quarteirões. Espiem só!

Garagem da Casa Japonesa. A singela árvore dá o tom e convite a casa.
Escadas definem os ambientes com a mesma sutileza.


Área do banho propõe visão com total descrição e traquilidade.

Banho, Cozinha e Quarto
E sala...uma casa ZEN ou não?!

Naturalmente, este não é um projeto que se enquadre no quesito acessibilidade. Mas, de fato, é um caso digno de ser publicado por sua criatividade e otimização de espaço, tudo aliado a um belo design.

Independente da minha descendência direta de japoneses imigrantes, a cultura japonesa é sem dúvida e no minimo instigante. Recomendo a vocês, para saber mais sobre o Japão - e sob a ótica de quem mora lá inclusive - recomendo o blog Lost in Japan - por Alexandre Mauj Vale muito a pena conferir as observações e fotos publicadas por lá!

Fonte e fotos GratFu (www.gratfu.com)

13 agosto 2010

A Arquitetura da Felicidade


Um dos temas abordados durante a Casa Cor 2010, realizado em São Paulo, entre 25 de maio a 18 de julho passados, foi a Arquitetura da Felicidade, juntamente com sustentabilidade, determinando uma grande desafio a capacidade criativa dos arquitetos e decoradores participantes da mostra.

Um conceito que vem despertando reflexões teóricas e iniciativas práticas especialmente no continente europeu. O mote é baseado no livro de mesmo título, escrito pelo filósofo suíço Alain de Botton, que retrata a harmonia da arquitetura e sua relação com as pessoas.

O filósofo chama a atenção de como as pessoas são profundamente influenciadas pela arquitetura à sua volta, seja a do lar, a do ambiente de trabalho ou mesmo a das ruas. O estilo e a aparência de cada construção afeta, de alguma maneira, o humor, a sensibilidade e até a personalidade dos seres humanos. Ele nos convida a abrir os olhos para essa curiosa relação, raramente percebida.

Ele acredita que o ambiente afeta as pessoas de tal modo que não seria exagero dizer que a arquitetura é capaz de estragar ou melhorar a vida afetiva ou profissional de alguém.

Um convite a abrir os olhos para essa
curiosa relação, raramente percebida.


Uma de suas teses diz que o que buscamos numa obra de arquitetura não está tão longe do que procuramos num amigo. Ao construir uma casa ou decorar um cômodo, as pessoas querem mostrar quem o são, lembrar de si próprias e ter sempre em mente como elas poderiam idealmente ser. O lar, portanto, não é um refúgio apenas físico, mas também psicológico, o guardião da identidade de seus habitantes.

Seguindo esse raciocínio, o autor conclui que quando alguém acha bonita determinada construção, é porque a arquitetura reflete os valores de quem a elogia. Afinal de contas, uma simples fachada pode ser acolhedora ou ameaçadora, humilde ou esnobe, aristocrática ou religiosa, pode relembrar o passado ou apontar para o futuro. Cada obra de arquitetura mostra uma visão de felicidade.

 
Fonte da resenha: Revista Casa Cor (Ano 3) e Liziane Milgarejo Arquitetura e Interiores (http://lizianevieira.blogspot.com)

12 agosto 2010

Área de Serviço, Área Útil

Hoje falo sobre lavanderias residenciais. A famosa 'área de serviço' que em geral fica para segundo plano, seja em projeto, ou mesmo organização. Muitos não se atentam que tê-la funcional, sem 'gambiarras' ou soluções provisórias (que sabemos que sempre se tornam definitivas), é importante para a boa ordem de toda uma casa. Não digo ser necessário investir em 'grifes' para montá-lo, apenas atento seus olhos para este espaço cansado de ser 'quebra-galho'.
Então vamos lá, analisando... em uma lavanderia, é preciso priorizar a disposição dos móveis e utensílios para facilitar o trabalho diário e a circulação no ambiente. Ela não precisa ser obrigatoriamente grande ou pequena. Famílias maiores podem precisar de um local mais amplo que um casal sem filhos ou alguém que mora sozinho. Mas não necessariamente. O tamanho vai depender das características e dos costumes em cada lar. O importante é que o espaço seja otimizado e o local prático e funcional para o uso.
A dimensão da lavanderia sendo proporcional ao tamanho da família, da área da residência e também da estocagem de material que será feito nela, faz com que, em alguns casos, ela tenha uma redução do espaço, quando é pouco utilizada ou o tamanho está acima das necessidades da residência. Muitas pessoas compram apartamentos antigos e decidem reformá-los. Nesses imóveis a área de serviço geralmente é mais ampla que nos modernos. Então verifique suas reais necessidades, considerando o fluxo de serviço nessa área, em relação ao dia-a-dia da casa. Não adianta também, reduzi-la drasticamente, por querer priorizar um living, por exemplo. Ter um espaço para manter a higiene da casa - roupas de cama, mesa e banho - além das pessoais, são parte integrante da boa decoração,certo?!
Rotina de traballho
A disposição dos eletrodomésticos, móveis e outros utensílios na lavanderia deve levar em consideração o fluxo de serviço de lavagem da roupa, a dica é separar a área molhada (lavadora e tanque) da área seca (tábua de passar roupa). Próximo à máquina de lavar, de secar e do tanque é importante ter uma bancada para apoiar as roupas antes de pendurá-las. Se não tem espaço disponível, mesas dobráveis, dessas presas a parede, pode ser uma ótima solução. Cestos são saídas excelentes para facilitar, além de organizar a logística pré e pós lavagem e secagem. Separe cores claras, escuras e peças delicadas, e tenha um lugar para armazenar as peças limpas que aguardam serem passadas. Isso mantém o local sempre livre.
O ambiente deve ser bem ventilado, principalmente próximo aos varais. Atente para que estejam instalados de forma com que a ventilação passe livremente entre eles - é muito comum, instalarem chapados contra a janela, impedindo a circulação do ar e a secagem plena das roupas, causando mal cheiro nas peças.

É fundamental que a área de serviço também seja separada da cozinha, pelo menos por uma porta, para que as roupas também não fiquem com cheiro de fritura. Se for em uma casa, uma abertura externa trará ainda mais benefícios. Além de bem arejada é preciso que a lavanderia seja iluminada naturalmente. Mas a luz artificial, do tipo fluorescente, também é importante. As luminárias devem ser colocadas no sentido paralelo ao de trabalho, para não criar sombras. Cuidado para que os varais não fiquem embaixo deles, pois prejudica a iluminação e pode esquentar a roupa.

Quanto aos produtos, organize conforme a sua frequência de uso. O que utiliza geralmente, separe uma prateleira de fácil acesso para guardá-lo. O restante, armazene em espaços mais altos, que não ocupe o lugar do dia-a-dia.

Na parte de passar roupas, um cabideiro é uma 'mão-na-roda' para apoiar peças que amarrotam fácil. Minha empregada sempre diz que tábuas embutidas não são funcionais na operação, porque impede o manejo do ferro dependendo da peça passada. A velha e tradicional tábua de montar ainda é a melhor pedida (até porque para quem é destro ou canhoto, o seu posicionamento costuma ser diferente para cada um).

A palavra de ordem da área de serviço é ser conveniente, funcional, otimizado, enfim, a seu favor exclusivamente. Invente, planeje, organize! Descubra formas para fazer dele seu aliado e por que não, uma área prazeirosa? Gosto de chamar esse ambiente como uma necessáire... =)








 Toques extras:
  • Aproveite para armazenar itens de bricolage - ferramentaria básica, papéis de presente, fitilhos...
  • Itens do seu bichinho de estimação também são muito bem vindos no local. Guarde a ração, roupinhas, coleiras, tudo no seu devido lugar.
  • Se pretende comprar uma nova (ou sua primeira) máquina de lavar, já preocupe-se com o espaço. Saiba como escolhê-la no blog Bicha Fêmea
  • Preencha suas prateleiras com acessórios organizadores - cestos, space bags (ótimos otimizadores de espaço) e outros tipos de aramados - eles tornam seu móvel ainda mais funcional e dão um charme. A Espaço Home tem ótimas opções e loja virtual para nossa comodidade.
  • No site Clique Arquitetura você encontra um ótimo detalhamento sobre tipos de materiais e dimensões adequadas para melhor otimizar o espaço. Confiram clicando no link.
Fonte e imagens Google

05 agosto 2010

Tempo Infinito, Espaço Sem Fim, Doce Silêncio

Os resorts da tailandesa X2 (lê-se "cross-two") traduzem alma, liberdade e simplicidade, ao longo de todo o seu complexo: o X2 Koh Samui, na praia de Hua Thannon, sudeste da costa da ilha de Koh Samui, Tailândia. O mais novo empreendimento, compreende 27 vilas situadas em uma vasta praia inexplorada cercada de velhas árvores; suas fachadas sutis e design horizontalizado parece fundir-se com a natureza. Com interiores são em tons neutros, calmos, que se contrastam com águas turquezas de seu outro resort, o Golf da Tailândia.

Inúmeras atividades, além excelente gastronomia, são oferecidas durante todo o dia no resort, embora admita que seu o carro-chefe é, sem dúvida, o relax. Por isso o gigantesco pavilhão outdoor de massagem, melhor representa essa verdadeira essência do X2 Koh Samui. Com apenas duas macas em cada, a serem exploradas por 'mãos profissionais', a fachada modernista incrível possui uma área útil de trinta metros de extensão totalmente frente ao praia.

Este é um lugar para de fato entender que os objetos de desejos do mundo de hoje são tempo infinito, espaço sem fim e doce silêncio.




Fonte e fotos: Contemportist (www.contemporist.com)
Related Posts with Thumbnails