O Japão, conhecido por sua capacidade inventiva em tecnologias de ponta e design, mostra que é extensivo também para o setor construtivo e de interiores. Desprovido de condições físicas para um crescimento urbano lateral, é característico do país, se deparar com impressionantes arranhacéus em mega construções de pontes e prédios, como uma compensação física: 'já que não se cresce pros lados, é pra cima então.'
Esta é uma casa japonesa constituída por dois pisos ligados por escadas, que funcionalmente dividem todos os níveis da casa. A casa japonesa localizada em Showa-cho, na cidade de Osaka, é projeto do arquiteto japonês Shintaro Fujiwara. A proposta é criar uma atmosfera diferente separando cada andar, mantendo a visão frontal e traseira da casa - perfeito para iluminação natural da casa e assim, a economia sensível de gastos com luz elétrica. O estreito espaço disponível passa a idéia de um 'olhar pela fenda' entre os quarteirões. Espiem só!
Garagem da Casa Japonesa. A singela árvore dá o tom e convite a casa. |
Escadas definem os ambientes com a mesma sutileza. |
Área do banho propõe visão com total descrição e traquilidade. |
Banho, Cozinha e Quarto |
E sala...uma casa ZEN ou não?! |
Naturalmente, este não é um projeto que se enquadre no quesito acessibilidade. Mas, de fato, é um caso digno de ser publicado por sua criatividade e otimização de espaço, tudo aliado a um belo design.
Independente da minha descendência direta de japoneses imigrantes, a cultura japonesa é sem dúvida e no minimo instigante. Recomendo a vocês, para saber mais sobre o Japão - e sob a ótica de quem mora lá inclusive - recomendo o blog Lost in Japan - por Alexandre Mauj Vale muito a pena conferir as observações e fotos publicadas por lá!
Fonte e fotos GratFu (www.gratfu.com)
Eu tenho atração por pequenos projetos bem resolvidos. Não sou fã do "clean", mas adorei a sutileza e a arvore na porta de entrada foi o toque perfeito.
ResponderExcluirbjos
Olá Vanessa.Simplesmente adoro a arquitetura japonesa comtemporânea pela funcionalidade, leveza formal de linhas puras e exatas e porque cada elemento tem seu significado e isso me fascina assim como a resolução de projetos arquitetônicos em espaços reduzidos.
ResponderExcluirParabéns pela citação do blog Lost in Japan, realmente é ótimo .Sílvia.
oiii!!! eu ja conhecia esse projeto!! é exatamente o tipo de arquitetura q amo, mas, por em pratica por aqui é bem dificil!!ate porque todo mundo tem coisas pra caramba ne, rsrsrsrs mesmo assim acho esse projeto demaisssss!!!
ResponderExcluirMoro em apto dúplex desde 1999 e odeio escadas. Não acho prático e cansa demais, mas dá um charme e uma privacidade sim, é inegável.
ResponderExcluirVanessa, veja a casa mais linda do mundo no filme CHLOE, com Julianne Moore e Liam Neesom.
O blog do @mauj77 é o meu favorito na blogosfera.
bjs