29 abril 2010

A Cozinha integrada a ambientes, pessoas e prazeres

Há anos (graças a Deus!) a cozinha deixou de ser um clausuro operacional, onde a matriarca preparava as refeições, enfurnada entre paredes azulejadas, enfrentando pia e fogão, louças e panelas, enquanto sua tropa a aguardava na 'copa', afoitos para devorar 'a mistura'.

De 'gueto', a cozinha passa a ser uma área de estar...uma extensão aos demais ambientes, principalmente ao living e a varanda, que inclusive hoje, em sua homenagem, ganhou sobrenome: 'Varanda Gourmet'. Estações de trabalho literalmente, tornam-se Ilhas, bancadas, tudo amplo e aberto, formam palcos de performance gastronômicas, onde acomodados confortavelmente como num camarote, os convidados apreciam de perto o show entre uma taça e outra de um saboroso vinho, escolhido a dedo pelo 'Chef da vez'. Silenciosas, mas sem passar desapercebidas, estão as coifas, de design cada vez mais moderno, completam o cenário envolvente, que oferece um grande menu de degustação de sentidos e sentimentos, aguçando além de olfato e paladar, é claro, a sensação de aconchego e alegria, reunidos entre pessoas queridas.

E juntamente com o advento da Révolucion de La Cuisine, surge o HOMEM! Calma! Não estou questionando a Darwin ou a Deus (me livre!). Ele surge, NA COZINHA! Acabou essa coisa de lugar de mulher é na cozinha. Agora os dois têm espaço garantido e muito bem projetado inclusive, para cada um exibir a sua especialidade no assunto. Cada vez mais, homens têm procurado cursos de culinária básica, pratos especiais, comida japonesa e até um básico de sommelier.

Essa ampliação de horizontes entre homens e mulheres na cozinha, aliada a violência urbana cada vez mais frequente no dia-a-dia, contribuem para que "Lar Doce Lar", deixe de ser legendária expressão, para se tornar um estilo atual de vida (e requinte).



Arrojado, o projeto dos arquitetos Claudia Lorenzini e Murillo Vaccari trouxe inovação a esse espaço gourmet, criado para a mostra Polo Design Show em 2008. O uso de diversos elementos que combinam entre si garante que a cozinha seja prática sem perder em sofisticação e aconchego.(Revista DCasa)


O aspecto clean e natural planejado pela arquiteta Fernanda Marques se destaca neste espaço gourmet. A ausência de paredes entre os cômodos garante uma luminosidade abundante em todo o ambiente e a boa circulação de ar. Segundo a arquiteta, a bancada foi criada em forma de ilha e o cooktop instalado de frente para a área social para criar uma integração entre os convidados e quem cozinha. (Revista DCasa)

8 comentários:

  1. Japa!!
    Sou sua primeira seguidora do novo blog!
    Arrasante, como sempre!.... Parabéns por encarar mais este desafio!
    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Pity! Contar com seu apoio, já há mais de 15 anos, é mais que valioso pra mim...é VITAL! Só tenho que agradecer por ter você, Kika, Lubi e Paty na minha vida!
    Te amo amiga! Beijo grande!!!

    ResponderExcluir
  3. Van, primeiro sinta um forte abraço que estou lhe enviando. Como sempre, exímia com as palavras. Sua criatividade se encaixará perfeitamente neste novo papel, deixe fluir. Parabéns! beijos

    ResponderExcluir
  4. Vãn...simplesmente ARRASOU gata!!! Vc, como sempre, supreendendo a todos. Sou sua fã, e já seguidora do blog...e aliás, se prepara que precisarei de várias dicas! Parabéns por essa fase, que é apenas o início do sucesso! Vc merece...vai lá, brilha e exubera! Profissionalismo, garra e foco vc tem, de resto, vc tira de letra! Saudades. bj. Titi

    ResponderExcluir
  5. Lé, obrigada pelo seu apoio e o abraço pode crer que já é sentido e beeem forte!

    Continue por aqui! Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
  6. Tica! Que bom que está aqui!!! Alias sei que sempre estamos uma com a outra, seja como for não é?!
    Obrigada mesmo pelo seu apoio!
    Saudades enormes de ti!
    E continue por aqui sempre! Beijo!!!

    ResponderExcluir
  7. Olha eu aqui para vibrar ainda mais por você!!!!
    Beijo grande,
    Kika.

    ResponderExcluir
  8. Olá Vanessa e parabens pelo blog.
    O meu site tem por habito convidar pessoas do mundo da construção civil para parcerias.
    Como nossas amigas em comum Larissa L. e Deise Soares,gostaria de convida-la tambem.
    Sempre que surge oportunidade convido um parceiro para postar um assunto especifico ou garimpo no blog do parceiro um assunto qye acho interessante.
    É claro credito a informação ao parceiro e incluo no post link do blog.
    Espero sua resposta.
    Obrigado.
    Franz Rezende-O Azulejista

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails