11 janeiro 2011

Workplace Innovation | O Escritório Sustentável da Philips

Com meta de se tornar empresa líder de saúde e bem-estar, a Philips implementou o conceito Workplace Innovation que estimula a integração das pessoas, o uso de tecnologia de ponta e garante um ambiente de trabalho inteligente, eficiente, sustentável e ao mesmo tempo com mais qualidade de vida. Veja abaixo outros detalhes.

Arquitetura revolucionária

Bem-estar e produtividade com alta qualidade de vida são algumas das metas da Philips. Para alcançá-las, a empresa adotou um projeto de arquitetura inovador. No novo escritório, os funcionários podem escolher as áreas em que preferem trabalhar de acordo com suas atividades. À disposição, eles têm espaços diversos para diferentes níveis de formalidade ou para atividades que demandem trabalho em equipe ou concentração total. Cada departamento da empresa tem uma vizinhança pré-definida, para que a ocupação dos espaços aconteça de forma inteligente, entretanto, os funcionários têm mobilidade dentro do prédio para permitir maior interação entre as diferentes áreas.


Estações de trabalho totalmente ou parcialmente abertas, a disposição
Convivências (espaços de tamanhos variados para encontros informais)

Salas individuais para trabalhos que demandem concentração ou ligações importantes

Salas de Reuniões (de tamanhos variados para encontros formais)

A empresa investiu num design que estimula a criatividade e o contato entre as pessoas. Os espaços são coloridos, com mobiliários confortáveis e divertidos e concebidos para que a Philips seja percebida de acordo com a identidade visual adotada globalmente, além de promover o bem-estar nesses ambientes.

“Em termos de arquitetura, a Philips apostou num design instigante que incita a descoberta, com cores vibrantes que nada lembram os convencionais escritórios corporativos. Desde a chegada, o visitante já identifica que aquele ambiente é Philips. Os espaços são concebidos para que a Philips seja vista e sentida”, explica a arquiteta responsável pelo projeto Cláudia Andrade.

Iluminação do Futuro

A nova sede tornou-se um show room de iluminação, que inclui lançamentos mundiais, de última geração em eficiência energética e design. Todos os espaços contam com sensores de luz natural e de presença automatizados. Salas de trabalho e de reunião contam com dimerização que possibilita aos seus usuários escolher a intensidade e o tom da cor que gostariam de definir para melhor realizar seu trabalho. Um exemplo é a luminária Savio que é programável para seguir o ritmo biológico e estimula a produção dos hormônios cortisol (que mantém o estado de alerta) e melatonina (que acalma). Ainda é possível controlar a cor (azulada ou amarelada) e a intensidade de luz.

“Em cada ambiente, a iluminação foi pensada para atender as necessidades dos usuários somando o sentimento de bem-estar e a economia de energia. Foi um projeto único porque explorou todo o portifólio de produtos da Philips o que nos permitiu experimentar diversas soluções, muitas ainda nem disponíveis no Brasil. O conjunto de todos os recursos que usamos chama a atenção. Será perceptível aos usuários o trabalho com cores, efeitos, luminosidade e interação com a luz natural”, explica o lighting designer Gilberto Franco, do escritório Franco & Fortes.

Tecnologia de ponta

Para garantir os princípios de mobilidade, flexibilidade e produtividade a Philips disponibiliza aos funcionários uma série de recursos tecnológicos, a começar por um sistema de conexão completa (seja por e-mail, compartilhamento de dados, comunicador interno, webmeetings (Connect Meeting e Connect Webmeeting) e conexões para chamadas telefônicas. Há ainda internet sem fio em todo o escritório, acesso ao prédio simplificado com cartão inteligente, telefone celular para todos os funcionários com mobilidade, aplicações para chamadas VoIP gratuitas para chamadas de PC para PC e reuniões virtuais. Além disso, a empresa possui sistema de impressão e digitalização de arquivos central, que estimulará a redução de impressões de uma forma geral, economizando o uso de papel.

Fonte e Fotos: Ketchum Digital Brasil, Assessoria de Imprensa da Philips
Sobre a Philips do Brasil acesse: http://www.philips.com.br/

2 comentários:

  1. O projeto está magnífico, mas o que mais me chamou a atenção é a quantidade de cadeiras "Oscar"(na sala de reuniões) que o Designer Sérgio Rodrigues fez em homenagem ao mestre Oscar Niemayer!! Muito Luxo!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o teu blog. Já estou seguindo e ficaria honrado se visitasse o meu. Qualquer crítica será muito bem vinda, ainda mais de uma pessoa com tão bom gosto.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails