A primeira vista, o hall de entrada de uma casa pode parecer um lugar sem grande importância, mas se bem decorado, pode tornar-se um ambiente extremamente atraente. Como são áreas de passagem, os halls precisam de uma decoração bem projetada - como um convite ao que será encontrado naquela residência.
Por não se tratar de um ambiente de permanência, o hall de entrada dispensa móveis e objetos em excesso. O ideal é garantir um ambiente sóbrio, porém charmoso. Em espaços muito pequenos, por exemplo, basta um espelho, pois, enquanto espera-se a porta abrir, uma olhadinha para conferir se está tudo em ordem com o visual é sempre bem-vinda, não é mesmo?! Já num hall médio, um aparador e flores caem muito bem, enquanto que em grandes áreas, o espaço pode abrigar um tapete, quadros e até uma cadeira ou cabideiro. Uma iluminação direcionada deve estar focada em um objeto ou móvel que mereça destaque.
Em prédios, o hall exige cuidado e paciência, pois não é fácil conciliar o gosto de diferentes moradores. No caso de um hall de entrada de um andar, a decoração deve ser uma só. Por isso, é necessário conversar com os moradores dos outros apartamentos e chegar a um consenso. É possível fazer uma mudança de moldura nas portas, pintá-las e trocar todas as maçanetas para que se obtenha uma diferenciação.
Para criar um ambiente jovial, uma dica é usar um piso do tipo cerâmico ou porcelanato e trabalhar também com a iluminação. Pode-se valorizar a parede de impacto com papel de parede decorado, um tecido ou simplesmente uma pintura especial. Pode-se ainda usar gesso no teto e com isso melhorar a luminosidade do ambiente.
Cores diferentes e gravuras abstratas proporcionam um ar moderno à decoração do hall. Já em relação aos móveis, é raro encontrar um hall que não ostente uma dupla de aparador com espelho. O aparador funciona bem em um local de passagem, servindo de apoio para um arranjo ou escultura, e o espelho dá amplitude.
Os bancos também são uma ótima opção para halls: com design moderno e, geralmente, estrutura de madeira, eles são menos confortáveis que um sofá ou poltrona, por exemplo, diminuindo a chance de que alguém se instale nele por muito tempo. Um belo cachepot com uma planta média, alguns adereços de cores de constraste finalizam a decoração.
Fotos via Google.