A primeira vista, o hall de entrada de uma casa pode parecer um lugar sem grande importância, mas se bem decorado, pode tornar-se um ambiente extremamente atraente. Como são áreas de passagem, os halls precisam de uma decoração bem projetada - como um convite ao que será encontrado naquela residência.
Por não se tratar de um ambiente de permanência, o hall de entrada dispensa móveis e objetos em excesso. O ideal é garantir um ambiente sóbrio, porém charmoso. Em espaços muito pequenos, por exemplo, basta um espelho, pois, enquanto espera-se a porta abrir, uma olhadinha para conferir se está tudo em ordem com o visual é sempre bem-vinda, não é mesmo?! Já num hall médio, um aparador e flores caem muito bem, enquanto que em grandes áreas, o espaço pode abrigar um tapete, quadros e até uma cadeira ou cabideiro. Uma iluminação direcionada deve estar focada em um objeto ou móvel que mereça destaque.
Em prédios, o hall exige cuidado e paciência, pois não é fácil conciliar o gosto de diferentes moradores. No caso de um hall de entrada de um andar, a decoração deve ser uma só. Por isso, é necessário conversar com os moradores dos outros apartamentos e chegar a um consenso. É possível fazer uma mudança de moldura nas portas, pintá-las e trocar todas as maçanetas para que se obtenha uma diferenciação.
Para criar um ambiente jovial, uma dica é usar um piso do tipo cerâmico ou porcelanato e trabalhar também com a iluminação. Pode-se valorizar a parede de impacto com papel de parede decorado, um tecido ou simplesmente uma pintura especial. Pode-se ainda usar gesso no teto e com isso melhorar a luminosidade do ambiente.
Cores diferentes e gravuras abstratas proporcionam um ar moderno à decoração do hall. Já em relação aos móveis, é raro encontrar um hall que não ostente uma dupla de aparador com espelho. O aparador funciona bem em um local de passagem, servindo de apoio para um arranjo ou escultura, e o espelho dá amplitude.
Os bancos também são uma ótima opção para halls: com design moderno e, geralmente, estrutura de madeira, eles são menos confortáveis que um sofá ou poltrona, por exemplo, diminuindo a chance de que alguém se instale nele por muito tempo. Um belo cachepot com uma planta média, alguns adereços de cores de constraste finalizam a decoração.
Fotos via Google.
Eu tenho problema com hall! Nunca acho interessante o que fazem com a decoração, poucos atentam para que quando é comum a todos, não precisa ser entulhado de coisas. Ja esbarrei muito por ai rsss
ResponderExcluirgostei muito da ultima foto.
Bjos
Todos lindos, mas me identifiquei mais com o primeiro, com a tela abstrata.
ResponderExcluirBjs!!!
Adorei aquela foto com a parede com listrinhas! linda demais
ResponderExcluirbeijos
Eu acho um luxo as casas que tem isso... meu apê não tem. Mas dá pra trabalhar super bem esse espaço...
ResponderExcluirA minha sogra tem um, que acho super mal aproveitado (mas não vale criticar sogra... rs).
Também acho que é o cartão de visitas da casa!
Beijos
lelê
Adore conhecer seu blog, e um pouco sobre ti. Realmente esse mundo decor é muito, muito bom!
ResponderExcluirBjs
Ana
tudojuntoarte.blogspot.com