E que melhor lugar a descanso, que no banho? Onde relaxamos físico E mental também. Seja um grande ou pequeno espaço, banheiras ou duchas, esse é o ambiente que deve favorecer este momento de total intimidade e assegurar o relaxamento proposto.
Foi no final do século XVIII, que os arquitetos passaram a incorporar o banheiro como um cômodo dentro da casa. No século XIX, os artefatos dos banheiros adquiriram estética própria e eram desenvolvidos em materiais ricos como mármore, louça, metais etc...e desde então, são espaços planejadamente ricos em detalhes.
O século XX impôs um salto quantitativo na qualidade de vida das sociedades. A água encanada, o saneamento básico e mudanças culturais fizeram com que a civilização moderna se tornasse seguramente mais limpa e saudável.
Os avanços tecnológicos foram decisivos para que se desenvolvesse uma sociedade voltada para a limpeza, beleza e bem estar. Tomar banho passou a ser tarefa diária e prazerosa. Os chuveiros entraram definitivamente na vida cotidiana.
O mundo moderno passou a cultuar o banho e o asseio como uma forma de preservação da saúde e do bem estar. A decoração dos interiores das casas chega até os banheiros e passamos a observar a modificação estética desse espaço que se torna no final do século XX, um espaço de descanso e saúde, um verdadeiro SPA.
Imagens via Google.
Fonte: História da Vida Privada (Editora Companhia das Letras)
Tem selo pra vc la no blog!!!
ResponderExcluirbjos
Vanessa, fiquei feliz em te ver seguindo meu humilde bloguito! E tbm fiquei encantada com o seu! Muito bacana! Ganhou até selinho da Deise! Ela é fofa demais, né?! Vc tem q/ participar do nosso Encontro Virtual ( através do msn e próximo c/ novidades...)! Acho q/ vai adorar! Participa blogueiras (os) interessados em Design e uma oportunidades de nos conhecermos melhor! Quem sabe se anima?
ResponderExcluirbjs: Carol Carneiro
que banheiras lindas! adoro as vitorianas!!
ResponderExcluirbeijos