27 junho 2010

Cores: "são tantas emoções"

No último dia 22 de junho, aconteceu o 1o. Workshop ART VILLE, em Alphaville (Barueri, SP) - um dos três endereços da loja ArtVille em São Paulo. Estiveram presentes, alunos convidados do curso de Design Interior da ABRA.

O evento é uma iniciativa da loja, que propõe um encontro para debate de temas de interesse entre estudantes e profissionais de renome no mercado de arquitetura e design interior. O objetivo é aplicar teoria à prática, através de apresentações de projetos-referência e estudos de casos, em uma abordagem simples e clima descontraido. Realizado dentro da própria loja, o conteúdo é enriquecido com uma mostra montada pelo palestrante, fazendo o desfecho do evento.

Como palestrante convidada, a designer de interiores e artista plástica, Gislene de Paula, da De Paula Projetos, comandou o début da série, falando sobre "Harmonização das cores nos ambientes, revestimentos, paredes e estofados".

Além do arco-íris, uma paleta de sensações.

Quando se fala em cor, é comum opiniões diferentes - como os tons de verde e roxo que eu adoro, podem não trazer a mesma sensação agradável a outra pessoa. É importante saber sobre os efeitos físicos e psicológicos que as cores influenciam no ser humano, sua aplicabilidade em cada tipo de ambiente e é claro, a combinação harmoniosa entre elas.

Efeitos como sensação de tranquilidade que traz o azul, podem variar quando mudado seu tom para escuro - profundidade - e para claro - limpeza. O amarelo transmite alegria e vivacidade. Já o laranja, cor que “alimenta”, produz uma curiosa sensação de saciedade, aconchego, intimidade. O rosa, cor feminina por excelência, sugere doçura, simplicidade, intimidade. E o atraente vermelho, intimamente ligado aos desejos passionais, é quente, imponente, chamativo. Suas diversas nuances apresentam diversos significados: o vermelho escuro sugere sobriedade e poder; o vermelho cereja é apaixonado, feminino, sensual; o vermelho mais claro é energizante e forte.


Mas esta básica noção a respeito das cores não é suficiente, quando sua paleta é tão ampla quanto a variedade de gostos por cada uma delas. Gislene de Paula pontua a consideração da sensação que cada cor imprime quando aplicada a um determinado ambiente e que portanto, é preciso ter tato. Nosso desafio é encontrar o equilíbrio entre a relação: COR - SENSAÇÃO - PERFIL DO CLIENTE - AMBIENTE.

Design interior como Branding
 
Muitos são os aspectos a considerar - e que influenciam - na tarefa de harmonização de cores em um ambiente, além da sua própria combinação entre sí. Gislene de Paula pontua: ser um projeto comercial ou residencial, é sem dúvida o ponto de partida, mas o fundamental é compreender que as cores vão dar a forma para a identidade visual deste espaço.


Em um projeto corporativo, as cores da marca da empresa 'facilitam'o processo pois, sem dúvida será determinante para todo o seu desenvolvimento. Já em um projeto residencial, o 'logotipo' do cliente é enxergado através de seu perfil, seu estilo de vida e cultura, sua personalidade.


E em ambos os casos, as cores devem ser coerentes com a 'mensagem' que o cliente deseja transmitir no ambiente.

A seguir, selecionei um mesmo tipo de ambiente com variação de cores, para você testar as diversas sensações que cada uma te transmite.


ABRA - Alphaville (Fone: 11 4195 9922 - http://www.abra.com.br/)
ArtVille (Fone: 11 4163-7000 - http://www.artville.com.br/)
Gislene De Paula (Fone: 11 4193-4387 - http://www.depaulaprojetos.com.br/)

Fotos extraídas de Google.

2 comentários:

  1. Oi Vanessa, amei o post, sou apaixonada por decoração e harmonização de cores, etc. As imagens tbm estão lindas, parabéns!
    Obrigada pela visita e pela gentileza do seu comment lá no meu cantinho.Volte sempre, será muito bem vinda.
    BjoBjo querida;)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails