06 junho 2010

Designers! Desenhar é preciso! Pratiquem!



Um dos questionamentos do estudante de Design Interior (eu mesma já me questionei antes) é a razão de ter de aprender a desenhar: o que isso tem a ver com o trabalho de decorar ambientes? A resposta é 'tudo a ver'. Aliar os conceitos aprendidos da liguagem do desenho à habilidade técnica-manual é fundamental para se desenvolver um bom projeto, mostrando para o cliente como ficará exatamente seu ambiente depois de pronto. A prática manual do desenho desenvolve, dentre outros fatores que lhe diferenciará como profissional, a percepção visual e domínio de conteúdos importantes como construção, proporção, forma, volume e composição, dando condições para elaborar e finalizar projetos funcionais e esteticamente viáveis. Para tal, requer-se prática e persistência, constância, além de repertório é claro.

"Mesmo com os avanços da computação gráfica, o desenho na prancheta continua sendo importante para a formação do Designer, em qualquer área, principalmente quando se trata do projeto. As facilidades que o computador proporciona, inclusive para projetar, sem dúvida agilizam bastante o processo de desenhar e agilidade é um quesito muito importante na elaboração de um projeto de Design Interior. Toda essa tecnologia, no entanto, torna-se obsoleta se a pessoa, a frente do computador, não conhece os principais fundamentos do Desenho, não tiver a vista treinada para observar a maneira de um artista e habilidades com as técnicas e materiais de desenho."(Design de Interiores 1, Galesso, Laerte, Desenho Básico, ABRA Academia Brasileira de Arte)

E como aprender desenhar? São poucas as pessoas que sabem faze-lo maravilhosamente a primeira vez que pegam num lápis. Para a restante maioria é uma questão de aprendizagem e não um dom. Desenhar é atividade que tem que ser estudada e praticada, assim como se aprende um novo esporte, uma nova língua, andar de bicicleta ou escrever um livro.

Recomendo não só conhecer o como desenhar, mas o mais importante, dedicar tempo a sua pratica pelo menos duas vezes por semana. Além das aulas do curso, me refiro. Para avançar mais rápido, consequentemente, é preciso dedicar mais tempo ainda. Um local calmo para começar é ideal, mas uma vez adquirida a capacidade de se concentrar, verá que qualquer lugar é lugar.

Meu professor, na última aula, deu uma boa dica: desenvolver o hábito, se quiser levar a sério a prática do desenho, de ter um bloco de rascunhos que possa levar a qualquer lugar. Com seu 'fiel escudeiro' fácil e a mão, comece a observar tudo a sua volta, tentando descobrir as formas básicas por detrás de cada figura, veja como a luz se projeta sobre os objetos, observe as sombras, as proporções, os pontos de fuga das imagens em perspectiva e reproduza o que vê, no seu bloco. Enquanto espera no médico, parado no trânsito (aqui, só estacionado ok? =P), nas férias dedique um ou outro ponto turístico para desenha-lo ao invés de apenas fotografa-lo, enfim, qualquer momento, torna-se 'o momento'. Desenhe os objetos de sua casa, copie imagens de fotografias, desenhe as suas próprias mãos, os seus pés, a sua imagem do espelho…As oportunidades de praticar são ilimitadas.

Entendida o papel da técnica de desenho na formação do Designer, faça exercícios...Da mesma forma que qualquer esportista, artista de tv ou cantor, faz exercícios de aquecimento e descontração antes de iniciar a sua atividade, você deve também fazer o seu. Antes de iniciar as suas aulas semanais, faça exercícios de aquecimento com as mãos a fim de descontrair os músculos do “desenho” e criar um fluxo de energia criativa entre o seu cérebro, os seus olhos, a sua ferramenta de desenho e a superfície de trabalho...

E aqui cabe destacar a importância do traço: o modo como é representado o desenho, o modo de como se usa o lápis ou caneta ou pincel ou o instrumento que seja, sob a superfície a desenhar. A leveza ou dureza do traço, a velocidade com que é feito, a força que é exercida, o comprimento de cada linha feita sem ser levantada a caneta, se são necessários mais do que um traço para representar uma única forma, todos estes elementos, entre muitos mais, vão caracterizar o seu tipo de traço. O traço de cada pessoa é único, uma marca registrada. A partir do momento em que percebemos o nosso estilo de desenhar mais fácil se torna seu domínio.

Encontrei na net um blog muito bacana do Prof Fabio Vicente (Arte Sequencial: http://blogsequencial.blogspot.com/2008/09/aula-001-desenho-prof-fabio.html ) que nos apresenta um exercício de aquecimento, onde o fundamento básico é da repetição do traço de retas e circulos, que garante, a extinção do traçado 'tosco', se praticado 10 minutos periódicos, principalmente durante os primeiros meses...

Lápis e bloco na mão, está lançada a campanha: DESIGNERS!PRATIQUEM DESENHO!

2 comentários:

  1. Adorei. Sou Design recém formada e tenho ainda dificuldades com desenhos. Mesmo com as ferramentas gráficas disponíveis realmente tem horas em que é necessário desenhas para descrever o que você idealizou e nem sempre o computador está á mão. Aderi a sua campanha.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas que o trabalho manual, não somente na nossa área, valoriza o resultado. Pena que o tempo não conta a nosso favor, não é mesmo?! Mas sou super mesmo a favor do lapis e papel, quando quero esmiuçar um móvel, e é claro, relaxar e desenhar como hobbie!
    Obrigada pelo seu feed aqui no blog! Vamos continuar trocando figurinhas!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails